16 de fevereiro de 2015

Cartilha do vendedor Porta a Porta - Parte 1



A ANAVAPP (Associação Nacional dos Vendedores Porta a Porta), lançou recentemente a “Cartilha do vendedor porta a porta”, escrita pelo presidente da associação, João Ribeiro.

Nela, João destaca os mandamentos do vendedor porta a porta:

1- Escolha a empresa certa.
Fuja de empresas que não têm infra-estrutura e pessoas altamente treinadas e qualificadas para instruí-lo. As pessoas não instruídas tendem a fracassar. Nesse trabalho, 99% das pessoas param por falta de treinamento e instrução. A pessoa instruída está preparada. Saiba também se a empresa tem um centro de treinamento.

2- Observe e estude o sistema de Marketing da empresa.
Veja se você tem chances de ganhar dinheiro com a equipe de vendas.



3- Esteja 100% comprometido com o seu trabalho.
Dedique-se totalmente à empresa e determine-se a ganhar dinheiro com a marca que você escolheu. Vá atrás das pessoas. O sucesso da venda porta a porta depende de você e dos seus clientes.

4- Comprometa toda a sua família.

5- Participe de cursos e palestras e leia muitos livros relacionados ao seu trabalho.
O conhecimento não ocupa espaço. Não seja um analfabeto profissional, ou seja, aquele que nunca leu sobre o seu negócio.

6- Não falte aos treinamentos.
Seja um exemplo a ser seguido: pontual, responsável e dedicado.

7- Domine a arte de vender praticando.
Não se aprende a nadar sem entrar na água. Todo o sucesso da venda porta a porta depende de visitar pessoas. Então, visite.

8- Faça da venda porta a porta a sua verdadeira ocupação na vida.
Ame as vendas e, principalmente, cada pessoa da sua equipe.

9- Crie uma junta consultiva.
Dê idéias. Vá à rua. O pior lugar da venda porta a porta é a sua casa. Tire um dia da semana e faça uma maratona, saindo com algumas pessoas da sua equipe em busca de novos clientes.

10- Seja o maior propagandista do seu negócio.
Fale direto com o povo, visite rádios comunitárias, jornais de bairro, de condomínios ou da sua cidade. Não se afaste nunca do povo. Visite entidades, cooperativas, clube de mães e associações de bairro; onde tiver gente para ser recrutada, você deve estar lá. Lembre-se do que o Chacrinha dizia: Quem não se comunica, se trumbica”. Comunique às pessoas o que você faz.

11- Faça amigos todos os dias.
Ligue para os antigos amigos e crie amigos novos diariamente.

12- Não culpe a empresa pela sua derrota temporária.
Se há inadimplência, a responsabilidade é sua. Não queira transferir a responsabilidade para os outros.

13- Tenha uma noção apurada das obrigações.
Aquilo que deve ser feito, tem que ser feito com urgência.

14- Não veja o trabalho como castigo, mas como oportunidade.
Seja um dublê de proprietário. Nunca trate o seu negócio com descaso. Não faça do seu trabalho um bico, senão você vai ganhar um bico.

15- Tenha uma boa apresentação; ande com uma boa aparência.
O produto, antes de ser o que é, é o que parece ser. Você tem que parecer um produto de primeira qualidade. Você tem que causar uma boa impressão à primeira vista.

16- Elimine as teias de aranha do seu pensamento.
A sua mente é como um imã. Mude o seu pensamento e você mudará o mundo. Crie um clima emocional positivo. Nós recebemos aquilo que pensamos. Colhemos aquilo que plantamos.

17- Não tente fazer tudo sozinho.
Ninguém se fez sozinho.

18- Faça uma boa apresentação do seu produto.
Isso estimula a compra. Veja cada lançamento do mercado.

19- Descubra seus talentos.
Só através de tentativas e erros é que chegamos próximos à perfeição. Quanto mais erros, mais próximos de acertos. O sim está sempre atrás do não. Vendas não é profissão para preguiçoso. Sua profissão é trabalhar.

20- Seja um caçador de resultados.
Prefira os resultados. Não confie em cargos que a empresa possa dar ou oferecer. Ninguém vai conseguir nada de braços cruzados.

21- Não fuja às responsabilidades.
Prefira a clareza à certeza. Seja claro com as pessoas. A única certeza que temos é que não temos a certeza de nada.

22- Prefira a confiança à vulnerabilidade.
Confie 100% nas pessoas, mesmo que algumas delas decepcionem. Não é justo que passe a desconfiar de todo mundo.

Autor: João Ribeiro
Fonte: ANAVAPP

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