16 de fevereiro de 2015
Você utiliza as Redes Sociais para vender? Não é o único...
Escrito por
Rosemeire Hespanholeto
As redes sociais são excelente opção de maximizar a presença das empresas na mente dos consumidores. São largamente utilizadas por todas as faixas etárias de consumidores e são financeiramente leves, representando uma excelente relação custo/benefício.
Segundo dados do site E-Commerce Brasil, em 2012, por exemplo, o comércio eletrônico realizado por meio das redes sociais iria gerar uma receita global de US$ 16,9 bilhões. Metade disso é teria origem na publicidade nas redes.
De acordo com a pesquisa e-Marketer, em 2013 o Facebook se firma como a maior plataforma de social commerce em nível global. De todos os pedidos realizados em canais de mídia social, aproximadamente 85% foram feitos na plataforma, o que representa um crescimento anual de 129%. Outras redes sociais, porém, também foram bem-sucedidas.
O Pinterest, por exemplo, gerou 74% dos pedidos de antiguidades e artigos de colecionador. O YouTube foi bem nas categorias de produtos digitais (47%), serviços (36%) e merchandise (29%). Em uma porcentagem menor, o Twitter recebeu 18% dos pedidos de mobília para casa e escritório.
Entretanto, tanta eficiência e facilidade cobram o seu preço: as mídias sociais pedem cuidados e atenção constantes, ao contrário de mídias de marketing tradicionais, como anúncios em revistas, panfletos ou outdoors, que são estáticos, ou seja, não se alteram depois de serem publicados e entregues.
É nesse ponto em que muitos empresários e administradores pecam, pois não dão a atenção necessária para essa área tão revolucionária.
A pesquisa Consumer Views of Live Help On Line 2012, da Oracle, por exemplo, demonstra claramente a necessidade dessa atenção constante. De acordo com o estudo, a maioria dos usuários do Twitter espera uma resposta pessoal e no prazo de duas horas após a publicação do comentário ou reclamação, por exemplo, Já no Facebook, 51% dos entrevistados buscam respostas no mesmo dia paras as suas dúvidas ou queixas publicadas.
Por isso, os empresários precisam estar atentos ao divulgar suas marcas nas redes sociais e precisam que suas áreas de marketing as monitorem para um bom relacionamento com o clientes.
As redes mais populares:
Rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem. A melhor forma de começar o marketing através do Facebook é criar uma fanpage e desenvolver um projeto de acordo com o seu consumidor. Além de ser um canal de relacionamentos, em que a MPE pode utilizar como forma de publicidade indireta, também é possível utilizar colocar anúncios pagos.
Parceria entre o Sebrae e o Facebook vai capacitar mais de 1 milhão de empreendedores, contribuir para a inclusão digital das micro e pequenas empresas, e ensiná-los a usar a rede social para dar visibilidade aos seus negócios para prosperarem no mercado atual.
Trata-se de um aplicativo gratuito para celulares. Com vários filtros, é possível dar um toque diferente às imagens divulgadas no aplicativo, que também funciona como rede social. Muitas empresas já usam o aplicativo para promover a divulgação de seus produtos. Também é possível desenvolver uma relação com os clientes, orientando, por meio da rede, sobre os locais de venda de produtos ou serviços oferecidos.
O Pinterest é uma rede social para publicação de fotos, uma espécie de “quadro de cortiça” online. O micro e pequeno empreendedor pode categorizar em painéis (como se fossem pastas) as imagens de produtos em destaque na rede Pinterest. Nas datas comemorativas, é possível criar uma ação diferenciada por meio do Pinterest. O empreendedor pode criar um painel do Dia dos Namorados, para divulgar produtos para todos os usuários de outras redes sociais ou mandar por e-mail.
É um microblog que permite a publicação de fotos, vídeos e textos (máximo 140 caracteres). Para as MPEs essa ferramenta pode ser utilizada para divulgar notícias institucionais da sua empresa, informações sobre seus produtos e vendas, dados complementares do produto, promoções para os clientes e notícias, artigos e semelhantes que tenham relação com a empresa e os produtos.
Autor: Rosemeire Hespanholeto
Fonte: Sebrae
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